Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > IFBA apresenta diversas atividades no Fmept

IFBA apresenta diversas atividades no Fmept

publicado: 28/05/2015 12h52 última modificação: 12/01/2016 15h42

Começou terça (26) e vai até sexta-feira (29) a terceira edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (Fmept), que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco (PE). Até o momento, mais de 16 mil participantes já se cadastraram para participar do evento, que conta com mais de mil pessoas trabalhando diretamente.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia está presente através do estande institucional, de diversas atividades autogestionadas, mostra de pôsteres e até mesmo no estande de Inovação do Ministério da Educação (MEC). A delegação do IFBA que conta com a participação de diversos alunos, servidores e também com a presença do reitor, Renato Anunciação, e dos diretores dos câmpus Brumado, Simões Filho e Vitória da Conquista.

A cerimônia de abertura contou com a participação, dentre outros, do Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Feres, e da Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Claudia Sansil, além de apresentações culturais, como a banda pernambucana Spok e a Orquestra Forrobodó.

O segundo dia de evento trouxe a participação de diversas instituições, através das atividades autogestionadas, mostras de pôsteres, oficinas, etc. Dentre as atividades realizadas pelo IFBA ontem, estão a oficina “Ensino das Técnicas Radiológicas e Radioproteção Aplicado as Novas Tecnologias Associadas à Radiologia”, a exibição audiovisual “Projeto Novembro Negro do IFBA Vitória da Conquista/ Série de Documentário Conquista de Quilombos”, e o coral de estudantes do câmpus Vitória da Conquista.

Estande_Institucional_1

Dentre as atividades autogestionas do IFBA que começaram ontem e seguem até o último dia de evento está o “Colhedores de Licuri: Secador solar de oleaginosas e similares e máquina de quebra-coco de licuri e simulares”, que faz parte da mostra de Inovação Tecnológica. O trabalho foi apresentado pelos alunos do curso técnico integrado em mecânica industrial do campus Salvador: Davi Nascimento, Edmilson Santos e Jadson Silva, que relataram as atividades desenvolvidas através do projeto e a importância em participar de um evento como o Fórum. “É a nossa primeira participação em um evento científico, e além de ser uma oportunidade que acrescenta ao nosso currículo também traz visibilidade para o projeto, afirmou Edmilson”. “De repente, podemos conseguir um patrocínio substancial para o projeto do Licuri”, completou Davi.

Na Feira de Economia Solidária, o IFBA está presente através do trabalho “Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP)”, que já existe há 10 anos e foi a primeira ITCP em um Instituto Federal. Atualmente a Incubadora do IFBA apoia mais de oito grupos de diferentes naturezas.

Estande_Institucional_2

Também é possível conferir a participação do Instituto no estande de inovação do MEC, com o projeto “Simulador antropomórfico de mama para controle de imagem e treinamento em mamografia”, apresentado pelo professor do câmpus Camaçari Eliano Soares da Silva. O projeto, um protótipo em poliuretano, foi selecionado pelo MEC por ser uma inovação na área da saúde.  “É o primeiro modelo flexível que simula uma mama real, e permite que os técnicos em radiologia realizem o treinamento para detecção de alterações nas mamas. Também serve para que os médicos ensinem às suas pacientes a identificarem alterações no autoexame”, informou Eliano.

Leia mais: IFBA participa de Fórum Mundial em Pernambuco