Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Estudantes levam ouro em vôlei de praia nos jogos universitários da Bahia

Estudantes levam ouro em vôlei de praia nos jogos universitários da Bahia

publicado: 04/05/2016 12h29 última modificação: 04/05/2016 12h40

Por Andréa Costa e Priscila Martins

Competindo com estudantes de outras instituições de ensino superior, a dupla do IFBA, formada por Larissa Gandarela, aluna de tecnologia em eventos, e Eveline Alvarez, de licenciatura em física, conquista medalha de ouro, na modalidade de vôlei de praia feminino, dos XII Jogos Universitários da Bahia (Juba) 2016, ocorridos de 15 a 30 de abril. O primeiro lugar das atletas do campus Salvador garante vaga para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que acontecem no mês de novembro, em Cuiabá (MT).

Segundo o diretor geral do campus, Albertino Nascimento, “para além do esporte com fim nos benefícios que ele pode oferecer institucionalmente, o IFBA, campus Salvador, vê como fundamental a participação dos estudantes em jogos que envolvam as maiores universidades do Estado da Bahia, haja vista que a presença da dupla nos Juba apresenta os cursos superiores do IFBA para a comunidade universitária da Bahia, noutra vertente”, destaca.

Estudantes levam ouro em vôlei de praia nos jogos universitários da Bahia
Alunas do campus Salvador levam ouro no vôlei de praia

"Depois de ser campeã nos JIFBA 2015, fiquei com vontade de participar de outros campeonatos de vôlei de praia e, ao saber dos Juba, me interessei e procurei uma dupla, já que Sara, minha parceira do JIFBA não era do superior", conta Larissa, que também ganhou medalha de ouro na mesma modalidade, junto com a aluna Sara Santos, nos Jogos Seletivos do IFBA, que ocorreram no ano passado.

Para a coordenadora de esporte e lazer do campus, Micheli Venturini, esse resultado indica a eficiência das ações do JIFBA.  “É realmente um grande caminho para o trabalho sério e comprometido com o esporte no campus Salvador e em todo o Instituto, no sentido de estimular a prática de esportes extra-IFBA, através de parcerias”, defende a docente, referindo-se também ao fato de que Larissa e Eveline foram treinadas pelo professor de educação física do Centro Esportivo Ribeira de Vôlei de Praia, Flávio Mendes, por meio de ações de extensão.

E as conquistas não pararam por aí. Na modalidade de vôlei de praia masculino dos Juba 2016, levaram medalha de bronze os estudantes do campus Salvador, Gilberto Amorim, do curso integrado de eletrotécnica, e sua dupla, Uelder dos Santos, do integrado de química.

Basquete, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, natação, xadrez, tênis, tênis de mesa, basquete 3x3, judô, atletismo e badminton são as modalidades esportivas dos Juba, que acontecem anualmente, com a finalidade de ampliar a participação em atividades esportivas de instituições de ensino superior públicas e privadas,e promover a ampla mobilização da juventude universitária baiana em torno do esporte, além de servir como etapa classificatória para os jogos nacionais.

O campus Salvador já se mobiliza para a etapa nacional, através da Política de Assistência Estudantil, visando oferecer condições financeiras de transporte para treinamento regular, orientação nutricional das estudantes-atletas, além de organização das estruturas de passagens, inscrição e hospedagem das estudantes para os JUBs.

  

Divisão de Comunicação – campus Salvador
Foto: Arquivo Pessoal