Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Estudantes de Jacobina se destacam em competições de química e astronomia

Estudantes de Jacobina se destacam em competições de química e astronomia

publicado: 16/11/2015 11h41 última modificação: 21/01/2016 17h00

Estudantes do campus Jacobina, do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), receberam no dia 12 de novembro,  as premiações enviadas pelos organizadores das Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba) e Baiana de Química (Obaq), no auditório da instituição. 

As medalhas e certificados foram entregues aos discentes pela diretora de ensino do campus, Lucília Santa Rosa e pelos professores Beliato Campos, Thiago Rocha e William Gutierres. 

Paulo Marinho, que é estudante do técnico em eletromecânica, foi laureado com medalha de prata e um notebook. Ele alcançou o 13º lugar na Obaq. “Foi uma surpresa para mim, pois não esperava ser medalhista diante da concorrência que enfrentamos nessa competição”. 

Os alunos Monalisa Rio e Rodrigo Neves receberam medalha de bronze na Oba. “Sou fascinado por astronomia e sempre gostei de observar o céu. Tenho vontade de comprar um telescópio e sempre acompanhei o trabalho do cientista Carl Sagan”, contou. Já Monalisa lembrou o período de preparação através do aplicativo para celulares disponibilizado pelos organizadores da competição. 

Além deles, outros oito alunos também receberam certificado de participação na Oba, que é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e são abertos à participação de escolas públicas ou privadas. A Obaq é promovida pela Associação

Brasileira de Química (ABQ) – Regional Bahia. A iniciativa é uma atividade de extensão do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

registrado em: ,