Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Estudante do IFBA é o único medalhista nacional de Jacobina em olimpíada de matemática

Estudante do IFBA é o único medalhista nacional de Jacobina em olimpíada de matemática

publicado: 04/12/2015 14h24 última modificação: 21/01/2016 18h34

O estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Jacobina, Lucas Duarte, foi o único medalhista do ensino médio do município na categoria nacional da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). 

Outros onze alunos do IFBA foram os únicos do ensino médio de Jacobina a receber menção honrosa. Lucas, que cursa o técnico em informática, destaca que foi sua quinta participação na Obmep: “Desde a sexta série participo, mas é a primeira vez que ganho medalha. Estou muito feliz por ser o primeiro medalhista nacional do campus”. 

O estudante lembra que o curso de iniciação científica oferecido aos vencedores da olimpíada é o que sempre o estimulou a competir por uma medalha. “Gosto tanto de matemática que costumo buscar materiais na internet para estudar assuntos mais avançados da área, como cálculo diferencial e integral”, afirma Lucas, informando que seu desejo é cursar o superior e um doutorado na área. 

O resultado foi divulgado na última sexta-feira (27) pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que organiza a competição. 

Categoria regional – Já os medalhistas da categoria regional da 10ª Obmep serão premiados na cerimônia que será realizada no próximo dia 14 de dezembro, às 16h, na reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. Entre eles estão os estudantes do campus Jacobina Monalisa Rios, que conquistou medalha de prata, Luis Antonio Modesto e Rafael Fontes, que alcançaram medalhas de bronze. 

O professor do IFBA, Ricardo Mesquita, responsável pela Obmep no campus, informa que o número de inscritos tem aumentado desde a primeira participação, em 2013. “Percebo que eles têm se dedicado bastante para alcançar os resultados. Após essa primeira medalha nacional, vamos continuar incentivando para que conquistem mais premiações”, explica Ricardo. 

O município integra a região BA 06, que inclui cidades como Senhor do Bonfim, Paulo Afonso e Juazeiro. A Obmep tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. 


Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br 


Coordenação de Comunicação – campus Jacobina