Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Docente de licenciatura em geografia apresenta trabalho em simpósio no Paraná

Docente de licenciatura em geografia apresenta trabalho em simpósio no Paraná

publicado: 19/08/2015 18h54 última modificação: 18/01/2016 14h06

Buscando reunir estudantes, professores, pesquisadores, analistas e gestores ambientais assim como demais interessados, o 1º Simpósio de Diversidade e Conservação da Natureza (Sidicon) ocorre de 21 a 23 de agosto, na cidade de Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná. 

No último dia do evento, o docente do curso de licenciatura em geografia do campus Salvador do IFBA, Ivan Matos, que também é membro do grupo de pesquisa Geopraxis - A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia, apresenta trabalho científico intitulado “O conceito de fitocídio e sua aplicabilidade em biogeografia da conservação”. 

Para o docente, pensar a temática do fitocídio – redução predatória de áreas verdes - é refletir sobre as atuais políticas de ordenamento territorial e seus desdobramentos socioambientais. “É preciso mobilizar não apenas a discussão sobre práticas lesivas contra a flora, mas sobretudo, a qualquer forma de vida, uma vez que o fitocídio, em suas variadas manifestações, compromete o equilíbrio ecológico, afetando tanto fauna quantos às comunidades humanas”, conclui o pesquisador. 

Durante o 1º Sidicon, devem ser abordados temas, como conservação da biodiversidade, gestão de áreas protegidas, recuperação de áreas degradadas, uso de ferramentas de geoprocessamento para conservação da natureza, geoturismo e ecoturismo.

 

Atualizada em 20/08/15, às 19h56min

Divisão de Comunicação – campus Salvador

registrado em: ,