Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Diretor do PIS participa de seminário da Anvisa

Diretor do PIS participa de seminário da Anvisa

por Luize Meirelles publicado: 13/05/2016 11h38 última modificação: 13/05/2016 11h43

Na próxima quinta-feira, dia 19 de maio, às 14h30, o diretor geral do Polo de Inovação Salvador (PIS), do IFBA, Handerson Leite, apresentará uma palestra no IV Seminário Internacional para Redução do Risco para a Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde.

Leite falará sobre o conceito de risco potencial e sua aplicabilidade para a avaliação nos diversos serviços de saúde, a partir do tema “Avaliação de risco em serviços de saúde – Modelo de Avaliação de Risco Potencial”.

Sua tese de doutorado, publicada em 2007, já abordava o conceito de risco potencial e estabelecia uma modelagem fuzzy para avaliá-lo em serviços de hemodiálise. A lógica fuzzy suporta os modos de raciocínio que são aproximados ao invés de exatos.

O diretor também trabalhou no aperfeiçoamento do Modelo de Avaliação de Risco Potencial (MARP), criado pelo pesquisador Marcus Navarro. Juntos publicaram artigos em periódicos nacionais e internacionais, como o primeiro capítulo “Potential risk: a new approach”, do livro “Public Health - Methodology, Environmental and Systems Issues”, em 2012.

O Seminário é promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi criado em comemoração ao dia nacional do controle de infecção hospitalar. Essa edição acontece nos dias 17 a 19 de maio, no San Marco Hotel, em Brasília.