Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Certificação de conclusão do ensino médio através do Enem

Certificação de conclusão do ensino médio através do Enem

por Luize Meirelles publicado: 18/01/2016 10h50 última modificação: 21/01/2016 11h37

Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e também solicitaram a emissão dos certificados de conclusão do ensino médio pelo IFBA precisam aguardar para acessar o documento aqui.

Como explica a pró-reitora de ensino, Lívia Simões, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou os resultados para serem acessados individualmente pelos candidatos. Utilizando as edições anteriores como base, Lívia fala que, provavelmente, de 15 a 20 dias após a liberação desses resultados, que aconteceu no dia 8 de janeiro, o Inep repasse os dados para as instituições certificadoras. A partir daí, o IFBA alimenta o sistema de certificação eletrônica para emissão dos certificados.

É importante lembrar que o IFBA possui autorização somente para emitir a certificação de conclusão do ensino médio, bem como a declaração parcial de proficiência nas diversas áreas, para aqueles participantes que no ato da inscrição solicitaram o serviço e indicaram o IFBA como instituição certificadora.

O certificado é emitido apenas para aqueles que possuem, no mínimo, 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame e atingem o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação.

Edições anteriores

É possível utilizar as notas obtidas em mais de uma edição do Enem para a emissão do certificado de conclusão do ensino médio. Para isso, o candidato deve dirigir-se ao setor de Protocolo de um dos campi do IFBA e abrir requerimento com a seguinte documentação: cópia do documento de identidade e do CPF. O prazo para entrega do certificado impresso, no campus, é de 15 dias a partir da data de entrada do pedido.

registrado em: , , ,