Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Autoavaliação institucional do IFBA será feita a partir deste mês

Autoavaliação institucional do IFBA será feita a partir deste mês

publicado: 21/01/2015 15h55 última modificação: 04/12/2015 17h20

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realiza, de janeiro até fevereiro, a Autoavaliação Institucional. A avaliação interna é destinada a professores, técnicos-administrativos, estudantes, egressos da instituição e à comunidade externa.

Serão aferidos tópicos como ensino, pesquisa, extensão, práticas pedagógicas, produção científica, currículo, responsabilidade social do IFBA, promoção da cidadania, entre outros.  O questionário poderá ser preenchido entre os dias 3 a 10 de fevereiro, através do site do Sistema de Controle Acadêmico (Sicad).

Em conjunto à avaliação, a CPA promoverá ações de sensibilização dos envolvidos, com o objetivo de enfatizar a importância da participação de todos os segmentos no processo a fim de atingir a consolidação de dados que cheguem o mais próximo da realidade vivida atualmente pelo Instituto. Para tanto, serão abordadas as fragilidades e potencialidades do IFBA no cenário atual.

Para o coordenador da CPA, Anderson Pignata, a participação de todos neste processo é crucial para que assim seja garantido o avanço no sistema de coleta digital do IFBA. “Como nossa instituição cresceu muito, precisamos de um maior esforço para que possamos coroar de legitimidade esse importante trabalho, não só cumprindo a determinação legal, mas contribuindo para uma gestão cada vez melhor, possibilitando otimização dos recursos públicos e de nossos esforços no atendimento da missão institucional”, esclarece.

A autoavaliação no IFBA acontece há dez anos, desde que o instituto ainda era chamado de Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA). A criação da primeira comissão objetivou o atendimento ao artigo 11 da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desta vez, serão avaliados os anos de 2013 e o atual ano letivo de 2014.

O relatório preliminar será entregue no dia 20 de março e a versão final até 30 do mesmo mês. Os resultados obtidos serão divulgados para as comunidades interna e externa antes de serem apresentados ao Ministério da Educação (MEC).