Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Artigos de professores do IFBA integram 5ª edição da Revista Jovens Cientistas

Artigos de professores do IFBA integram 5ª edição da Revista Jovens Cientistas

publicado: 16/07/2015 16h08 última modificação: 13/01/2016 15h20

Os professores Mônica Silveira, Andrea Bitencourt e Justino de Medeiros, dos câmpus Simões Filho e Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), tiveram artigos publicados na 5ª edição da Revista Jovens Cientistas, uma publicação do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Esta edição da revista foi dedicada aos trabalhos premiados no 5º Encontro de Jovens Cientistas (EJC), que aconteceu na UFBA em 2014.

O artigo produzido por Mônica, Por que as lâmpadas incandescentes enfraquecem quando alguém toma banho?, surgiu de um trabalho em uma disciplina e foi aprimorado pela professora que pensou em como o conteúdo se aplicaria à vida cotidiana e sobre quais as dúvidas mais comuns dos estudantes sobre este assunto. “Eu considero esta participação na revista muito positiva, pois ela se destina à difusão de conhecimento científico (popularização da ciência) e vem ganhando repercussão no meio acadêmico”, afirmou.

Já o artigo produzido por Andrea e Justino, Casa automatizada: A automação no cotidiano, é fruto de uma produção relacionada ao Grupo de Pesquisa em Sistema de Automação e Mecatrônica (GSAM), e conta com a participação dos estudantes do ensino técnico, Ana Carolina Santos, Hosana Lima, Lara Pinheiro, Larissa Assis e Vivian Barcelos. “Além da publicação do artigo, esse tipo de ação desperta os nossos alunos para a produção científica e a exposição dos trabalhos produzidos fora do ambiente do IFBA”, concluiu Justino.

Comunicação – Reitoria