Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Artigo de professores do IFBA será publicado em revista científica

Geral

Artigo de professores do IFBA será publicado em revista científica

publicado: 10/03/2015 13h17 última modificação: 09/12/2015 14h50

Os professores dos cursos de informática e matemática dos câmpus Irecê e Vitória da Conquista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Cássio Lima e Gislan Santos, tiveram seu artigo “Diagrama escada cruzado via equação hierárquica na frente de luz” aceito para publicação na revista de física Few-body Systems.

O artigo aponta qual faixa de energia é necessária para corrigir os desvios, ocasionados pelas colisões entre partículas elementares constituintes do núcleo do átomo, chamadas dequarks glúons. Cássio dá um exemplo para esclarecer como ocorrem estas interações. “Quando dois patinadores jogam uma bola um para o outro, quem recebe a bola, também ganha energia da própria bola. Quem jogou, perde energia. Assim, surgem interações entre os patinadores, causando um afastamento de um em relação ao outro, que classicamente chamamos de força”.

De acordo com o professor, o mesmo pode ocorrer com dois elétrons. Neste caso, a bola seria um fóton virtual, ou seja, uma partícula que não é observada diretamente na natureza. “A troca do fóton gera a força eletromagnética. Nosso trabalho vai além, introduz mais fótons nesse jogo. Como se os dois jogadores trocassem não um bola, mais várias bolas”, complementa.

Ainda segundo o professor, a relevância do trabalho está em mostrar que não há necessidade de se estudar todos os diagramas de Feynman na frente de luz para os bósons (partículas com spin inteiro). “O diagrama que apresenta antipartícula contribui muito pouco para as observações. Outro destaque do trabalho é que a técnica desenvolvida para os bósons pode ser usada para outras teorias de campo como, por exemplo, campo fermiônico, ou seja, de partículas que possuem spin semi-inteiro”, concluiu.

O trabalho, que deve ser publicado este mês, ainda conta com a participação dos professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Jorge Henrique Sales, e do Instituto de Física Teórica, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Alfredo Takashi Suzuki.