Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Aluno de Irecê tem projeto aprovado na Febrace

Aluno de Irecê tem projeto aprovado na Febrace

publicado: 13/03/2015 11h35 última modificação: 09/12/2015 18h07

O estudante do curso de eletromecânica do câmpus Irecê, Daniel Guimarães, será p  único representante do IFBA na décima terceira edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece entre os dias 16 e 20 de março, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo.

O projeto “O socorro socioeconômico para a ‘Cidade Mãe” - desenvolvido através do programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH) da Petrobrás, sob a tutela do professor José Airton de Mattos Carneiro Júnior, do câmpus Irecê - apresenta uma possível solução para um problema socioeconômico da cidade de Morro do Chapéu, localizada na Chapada Diamantina, Bahia.

Guimarães informou que seu trabalho propõe a criação de um centro de suinocultura com aproveitamento energético, cuja produção será realizada em ciclo fechado, de modo que todos os resíduos e sub-resíduos sejam aproveitados. “Esses resíduos serão aproveitados para a geração de biogás, que será transformado em energia para o próprio centro e o sub-resíduo será usado como biofertilizante, o que beneficiará uma lavoura de milho que será a base alimentar dos suínos”, informou.

Apesar da importância acadêmica de ter um projeto aprovado na Febrace, para Daniel o mais importante é o potencial social. “Para mim a maior importância é social, não só por mostrar que a uma solução para Morro do Chapéu, mas também por mostrar que é possível para um menino do interior baiano, sempre estudante de escola pública, crescer e se destacar no âmbito científico”, concluiu.