Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Abertas inscrições para Processo Seletivo 2016

Abertas inscrições para Processo Seletivo 2016

publicado: 02/09/2015 09h38 última modificação: 18/01/2016 17h43

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2016 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), até dia 22 de outubro, aqui. 

São 7.260 vagas para cursos superiores e técnicos disponíveis em 20 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista. 

Os cursos superiores (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos) destinam-se aos candidatos que concluíram o ensino médio. Na seleção, 100% das vagas serão ocupados através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, sendo 60% pelo sistema de classificação do IFBA e 40% pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

Em relação aos cursos técnicos subsequentes, com duração média de dois anos, os candidatos devem ter concluído o ensino médio. Para os cursos técnicos integrados, com formação em quatro anos, os candidatos precisam ter o ensino fundamental concluído. Nesses processos seletivos, 100% das vagas terão aplicação de prova de questões objetivas e redação. 

Já os cursos técnicos integrados, modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com duração de quatro anos, destinam-se a candidatos que possuam a idade mínima de 18 anos e concluíram o ensino fundamental. A seleção será composta de duas etapas: a) participação em palestra informativa, preenchimento do questionário socioeconômico e redação; b) entrevista. 

Para os cursos técnicos, a data de aplicação da prova será no dia 6 de dezembro, das 8h às 12h30. 

Taxa de inscrição e isenção parcial 

Para os interessados em concorrer a uma das vagas dos cursos técnicos, o valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00. 

Caso o candidato seja egresso de escola pública, de acordo com as especificações de cada edital, é possível solicitar a isenção parcial no período de 1º a 25 de setembro e o valor pode ser reduzido em 90%, passando para R$ 3. 

Reserva de vagas 

Como prevê a Lei nº 12.711/12, é possível ainda que os egressos de escolas públicas concorram à reserva de 50% das vagas. Dentro dessa porcentagem, 50% são destinados aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. 

Ainda há oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total. 

Nesses casos, é necessário entregar a documentação de acordo com as especificações do edital e do calendário.

registrado em: