Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > IFBA realiza aula inaugural do MedioTec em Lauro de Freitas para cerca de 600 estudantes

por Janaina Marinho publicado: 05/12/2017 02h48, última modificação: 06/12/2017 17h13

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realizou hoje, 04, a aula inaugural do MedioTec dos estudantes do Polo Lauro de Freitas, no campus Lauro de Freitas. Durante todo o dia, cerca de 600 estudantes de quatro escolas de Lauro de Freitas, duas de Ipirá, uma de Candeias e uma de Dias D’Ávila, estiveram envolvidos em atividades educativas e culturais.

Marco Antônio Goés, coordenador Institucional do Pronatec- IFBA, e Jurema Brito, representante da Superintendência de Políticas para Educação Básica da Secretaria de Educação da Bahia apresentaram um breve relato do MedioTec - programa do Ministério da Educação que, na Bahia, realiza uma parceria do IFBA com a Secretaria da Educação do Estado para oferta de cursos concomitantes (nos quais estudantes do Estado cursam também o ensino profissional no IFBA).  O evento contou com a palestra de Rogério Quintella, professor titular da Escola de Administração da UFBA, "Inovação e empreendedorismo em tecnologia"; além da mesa redonda "Identidade e laços de pertencimentos", com Marcelino Almeida, secretário de Educação de Dias D´Ávila, e o professor e poeta cordelista Puluca Pires.

Para Nildon Pitombo, subsecretário de Educação do Estado da Bahia - representando Walter Pinheiro, secretário de Educação-, “Essa aula inaugural é um grande momento de inclusão, de expansão da oferta de educação, das oportunidades educacionais e, mais do que nunca, da convergência de uma rede que tem a experiência, a rede federal, e a rede estadual que se requalificou. Essa é uma parceria que pode colocar nossos estudantes na construção de seus futuros”, afirmou.

Para Renato da Anunciação, reitor do IFBA, o dia é de boas vindas e muita felicidade para os que fazem parte do IFBA. “Quero que os estudantes que começam sua trajetória no IFBA hoje, nessa aula inaugural, saibam que para além de ser aluno da rede estadual cada estudante presente aqui é também aluno nosso. Vocês são alunos do IFBA e queremos que vocês tenham esse sentimento”, afirmou.

O evento contou também com almoço coletivo e apresentações culturais das escolas com participação do cantor da Banda Flor Serena, Verlano Gomes, com forró e poesia de Ipirá, Banda Marcial  Normélio Moura da Costa (Banmoc), e dança e música das escolas públicas de Candeias e Lauro de Freitas.

Na aula inaugural estiveram presentes Renato da Anunciação, reitor do IFBA, Jaqueline de Oliveira, pró-reitora de Ensino, José Roberto de Oliveira, pró-reitor de Extensão, Durval Almeida, diretor de Ensino do campus Lauro de Freitas (representando Aurina Santana, diretora do campus), Jocelma Rios, coordenadora da Rede e-TEC no IFBA, Nildon Pitombo, subsecretário de Educação do Estado da Bahia (representando Walter Pinheiro, secretário de Educação), Durval Libâneo, da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação da Bahia, Geraldo Requião, vice-prefeito de Dias D´Ávila, Marcelino Almeida, secretário de Educação de Dias D´Ávila e Jair Cardoso, secretário de Educação de Candeias.