Você está aqui: Página Inicial > Campus Feira de Santana > Institucional > Histórico

Histórico

por Simone Lopes publicado 07/03/2017 10h52, última modificação 19/06/2017 16h10
Breve histórico do Campus Feira de Santana

IFBA - Feira


O campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foi inaugurado no dia 06 de março de 2012 na cidade de Feira de Santana. Os primeiros estudantes foram recebidos numa cerimônia que contou com a presença do Diretor Geral, Juliano Marques, pró-reitores e diretores do instituto, além do reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, autoridades religiosas locais e o prefeito da cidade na ocasião, o senhor Tarcísio Pimenta.

Em outubro de 2011 foram ofertadas as primeiras vagas no Processo Seletivo do IFBA e em 2012 foi dado o ponta-pé inicial das atividades acadêmicas com oito turmas. Divididas entre as formas de oferta Integrada (quando o estudante tem a formação técnica concomitante à formação no Ensino Médio) e a Subsequente (quando o estudante faz apenas o Ensino Técnico, após ter concluído o Ensino Médio), as turmas foram compostas por 280 alunos das áreas de Edificações, Eletrotécnica e Informática. Tendo sido Edificações ofertado apenas para o Integrado, Informática apenas para o Subsequente e Eletrotécnica para as duas formas de ofertas.

Hoje, para além desses cursos, o instituto também oferece vagas para um curso Superior, o Bacharelado em Sistemas de Informação, o qual tem o Processo Seletivo realizado por meio do SISU. Durante sua história, o campus também ofertou seis cursos de curta duração pelo Pronatec. 

O empreendimento foi de ordem federal, mas contou com o apoio municipal para a doação do terreno com extensão de 50 mil metros quadrados para a construção do campus. Além disso, um trecho da via que dá acesso à unidade de ensino, localizada à margem da BR 324, bairro Aviário, foi pavimentada. 

Nossa Missão

“Promover a formação do cidadão histórico-crítico, oferecendo ensino, pesquisa e extensão com qualidade socialmente referenciada, objetivando o desenvolvimento sustentável do país”.