Você está aqui: Página Inicial > Campus Feira de Santana > Notícias > A Masculinidade é o tema do IV Simpósio de Gênero do IFBA – Feira de Santana

A Masculinidade é o tema do IV Simpósio de Gênero do IFBA – Feira de Santana

A quarta edição do evento ocorrerá entre os dias 22 e 23 de Agosto.

publicado: 14/08/2017 19h05 última modificação: 14/08/2017 19h05

As desigualdades de gênero na sociedade resultam de uma tendência historicamente específica a “naturalizar” desigualdades prevalecentes. A naturalização das desigualdades de gênero desempenha uma função fundamental na reprodução das desigualdades sociais quer sejam elas de classe, raciais, de geração ou sexuais e ajudam a difundir a ideia de igualdade de oportunidade para todos ainda que em presença de uma forte hierarquização e profundas desigualdades sociais. Isto se torna possível, pois as desigualdades de gênero aludem sempre às relações de poder. A forma como se vivenciam a opressão e a discriminação está diretamente relacionada a esta articulação. Os papeis sociais instituídos para homens e mulheres são estabelecidos no conjunto da sociedade, como normas ou como costumes, sendo possível percebê-los nas histórias de vida, nos documentos oficiais ou nas leis.

Sendo assim, os docentes do  IFBA – Feira de Santana, entendem que por ser o Instituto também um espaço de formação social e política, torna-se inadiável e necessário trazer para o seu cotidiano momentos de reflexão sobre a produção e reprodução de comportamentos e atitudes preconceituosas diante da diversidade de gênero e sexualidade. Não obstante, infelizmente, o espaço educacional tem sido por vezes um espaço em que esses comportamentos encontram ressonância, principalmente com atitudes frequentes de homofobia.

É nesse contexto de reflexão sobre as questões de gênero que perpassam a sociedade que surge o Simpósio de Gênero, Sexualidade e Homofobia do IFBA – Feira de Santana, o qual teve sua história iniciada no ano de 2014, trazendo como proposta temática a discussão sobre homofobia; fazendo um chamado com seu slogan “Tire o preconceito do caminho que eu quero passar com o meu amor”, o evento bombou e de lá para cá não parou mais. O trabalho se expandiu para toda a escola e em 2015, a Coordenação de Ciências Humanas, Artes e Linguagens propôs que o evento fosse um projeto institucional e não apenas de uma área restrita. Nesse mesmo ano, já com a presença de representantes de outras áreas de conhecimento na comissão organizadora, a discussão centrou-se no debate sobre a violência contra a mulher e teve como tema “Para além do olhar: uma visão sobre a violência de gênero e violência LGBT”; em 2016, objetivando levar a vivência e o aprendizado acerca da diversidade humana e do respeito ao outro e a si próprio, o evento adotou como tema “Gênero, Religião e Sexualidade”.

III Simpósio de Gênero (2016)

Agora em 2017, em sua quarta edição, partindo da necessidade de se discutir o padrão de masculinidade que se valoriza em nossa sociedade, bem como as implicações disso para as relações humanas, o simpósio assume como tema o mote “Masculinidades: Ninguém nasce... torna-se..

Peça de divulgação do IV Simpósio de Gênero (2017)

Neste ano o simpósio trará atividades variadas, tais como apresentações culturais e exibição de documentários. Palestrantes de Universidades baianas estarão presentes para debater o tema e também haverá espaços para a socialização de vivências e realização de mesas.

O evento será aberto para toda a comunidade, e as inscrições estão abertas até o dia 20 de Agosto neste link. Haverá emissão de certificados e a entrada é gratuita.

Veja mais: