Você está aqui: Página Inicial > Campus Feira de Santana > Notícias > 2018 > II Setembro Azul do IFBA Feira acontecerá no dia 26
conteúdo

II Setembro Azul do IFBA Feira acontecerá no dia 26

publicado: 06/09/2018 19h02, última modificação: 06/09/2018 19h02

O mês de Setembro é um mês comemorativo para a Comunidade Surda brasileira, pois é repleto de datas importantes que retratam as lutas e conquistas da Comunidade Surda.  É o mês para dar destaque e visibilidade à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a Cultura Surda. É o mês também para cobrar o que preconiza o decreto que regulamenta a Lei de Libras no tocante a garantia do direito à educação das pessoas surdas.

Sendo assim, o IFBA Feira de Santana realizará no dia 26 de setembro a segunda edição do Setembro Azul. O evento trará neste ano a temática Ensino de Libras para não surdos, uma necessidade para além do ensino superior entre 8h e 17h no auditório do campus e é idealizado pelo NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) do IFBA Feira, podendo participar todos que tenham interesse nessa linha de estudo.

O Setembro Azul é o movimento de âmbito nacional, considerado um marco histórico no que diz respeito a mobilização em favor das escolas bilíngues. Sendo nomeado assim, em virtude da opressão enfrentada pelos surdos ao longo da história, o que culmina no mês do orgulho de ser surdo, englobando uma história, uma língua e um povo.

Temos assim historicizadas datas que comprovam o empoderamento desses:

  • Dias 6 e 11 de Setembro: marco triste para esta comunidade. Lembrança do Congresso de Milão (1880) no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos.
  • Dia 26 de Setembro: Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008). Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil pelo prof. Francês surdo Eduard Huet, o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, que fica no Rio de Janeiro.
  •  Dia 30 de Setembro: Dia Internacional do Surdo.
  •  Dia 30 de Setembro: Dia do Profissional Tradutor.

Para participar do evento é necessário fazer a inscrição online. Não haverá custos para participação e será oferecido certificado. Em breve será divulgada a programação.