Você está aqui: Página Inicial > Campus Feira de Santana > Notícias > 2017 > Um novembro de muita ciência, cultura e aprendizado no IFBA Feira de Santana

Notícias

Um novembro de muita ciência, cultura e aprendizado no IFBA Feira de Santana

publicado: 14/11/2017 06h53, última modificação: 27/12/2017 15h54

O mês de Novembro no IFBA Feira de Santana começou rico em ciência, cultura e diversidade. O Novembro Negro do IFBA e a Semana de Ciência e Tecnologia, dois dos eventos institucionais do campus Feira de Santana, reuniram estudantes, servidores, comunidade científica e nomes do cenário regional nas duas primeiras semanas deste mês.

Em parceria com a SEPROMI - Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, o Novembro Negro do IFBA teve o seu início no último dia de outubro. Sob o tema “Diálogos Formativos: ações afirmativas e métodos de enfrentamento às violações”, foram discutidas as experiências das ações afirmativas nas instituições de ensino, a autodeclaração e os mecanismos de acompanhamento das denúncias de fraude nas cotas raciais. Ainda no evento, foram assinados termos de cooperação entre Governo do Estado, IFBA e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), para atuação conjunta na promoção da igualdade racial na Bahia. Se fizeram presentes o reitor do IFBA, Renato Anunciação, a vice-reitora da UEFS, Norma Lúcia Fernandes, além de representantes da UNEB e UFRB.

Novembro iniciou-se no IFBA com discussões embasadas no tema do evento neste ano: Território, Trabalho e Raça. Professores da casa, além de pessoas negras atuantes no cenário local discutiram o tema juntamente com os estudantes. O coletivo MUNAHIS - Mulheres na História e também o coletivo Cineplastia colaboraram com o evento com apresentações culturais e produção de conteúdos para futuras divulgações. Houve também uma série de apresentações sobre a cultura negra estreladas pelos estudantes do 1º ano dos cursos Integrados do campus.

Nos dias 08, 09 e 13 de Novembro, o campus Feira de Santana realizou mais uma Semana de Ciência e Tecnologia. Sob o tema "A Matemática está em tudo", minicursos, apresentações, palestras e mostras de filmes uniram estudantes, servidores e também a comunidade externa. Representantes de universidades como UESC e UFBA palestraram e discutiram com os ouvintes a matemática sob diversos ângulos. Mais de trinta minicursos foram ofertados durante os três dias e em todos os cursos, agraciando todo tipo de público e mostrando que a matemática está em situações diversas, como na dança e na culinária, por exemplo.

Alguns filmes foram selecionados para exibição durante os três dias de evento, todos envolvidos com a matemática. Estas exibições atraíram grande parte do público para o auditório do campus, onde estavam sendo exibidos. A Semana de Ciência e Tecnologia teve fim com uma enriquecedora discussão sobre a matemática na capoeira e na música, com os professores Almiro Soares e Matheus Garcez, nomes de destaque na comunidade feirense.

Ainda este mês o IFBA se fará presente na Semana Global do Empreendedorismo. Este evento será realizado entre os dias 20 e 26 de Novembro, com o objetivo de se inserir em um movimento global que busca fortalecer a Cultura Empreendedora: conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender, realizando diversas atividades, com diferentes públicos e temáticas, sempre abordando o empreendedorismo com os parceiros locais, estaduais e nacionais. Informações sobre a programação e link para as inscrições podem ser vistos no site do Feira Empreende.

Além disso, a UEFS em parceria com o IFBA realizará o I FBTA - Fórum Baiano de Tecnologias Abertas. O evento ocorrerá entre os dias 27 e 29 de Novembro e permitirá a troca de experiências entre seus participantes por meio de discussões e atividades colaborativas, bem como disseminar a experiência de palestrantes de outras regiões do país. Informações sobre a programação e link para as inscrições podem ser vistos no site do I FBTA.

Este é o IFBA Feira de Santana. Educação pública, gratuita e de qualidade para todos.