Você está aqui: Página Inicial > Campus Feira de Santana > Administrativo > Setor de Nutrição (SENUT)
conteúdo

Setor de Nutrição (SENUT)

por Campus Feira de Santana publicado 12/04/2018 19h45, última modificação 26/04/2018 13h51

A alimentação adequada e saudável é a realização de um direito humano básico, com a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais dos indivíduos, de acordo com o ciclo de vida e as necessidades alimentares especiais, pautada no referencial tradicional local. (CONSEA, 2014, online).

O PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) é considerado um dos maiores e mais abrangentes Programas do mundo no que se refere ao atendimento universal aos escolares e de garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável. São atendidos pelo Programa os alunos matriculados na educação básica das redes públicas federal, estadual, distrital e municipal, em conformidade com o Censo Escolar do exercício anterior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação - INEP/MEC.

A responsabilidade constitucional do Programa envolve um grande número de atores sociais como gestores públicos, professores, diretores de escola, pais de educandos, sociedade civil organizada, nutricionistas, manipuladores de alimentos, agricultores familiares, conselheiros de alimentação escolar entre outros.

O nutricionista é um profissional essencial para a adequada execução do PNAE. Compete ao nutricionista responsável técnico (RT) assumir as atividades de planejamento, coordenação, direção, supervisão e avaliação de todas as ações de alimentação e nutrição no âmbito da alimentação escolar. Suas atribuições estão mencionadas na Resolução CFN nº 465/2010, na Lei 11.947/2009 e na Resolução FNDE nº 26/2013 art. 12. Esta última por exemplo destaca as seguintes: 

  1. realizar o diagnóstico e o acompanhamento do estado nutricional dos estudantes;
  2. planejar, elaborar, acompanhar e avaliar o cardápio da alimentação escolar de acordo com a cultura alimentar, o perfil epidemiológico da população atendida e a vocação agrícola da região, acompanhando desde a aquisição dos gêneros alimentícios, o preparo, a distribuição até o consumo das refeições pelos escolares; e
  3. coordenar e realizar, em conjunto com a direção e com a coordenação pedagógica da escola, ações de educação alimentar e nutricional.


Outras atribuições importantes que devem ser destacadas são: a identificação de indivíduos com necessidades nutricionais específicas; o planejamento e a coordenação da aplicação do teste de aceitabilidade; a elaboração e implantação do Manual de Boas Práticas de acordo com a reali­dade de cada unidade escolar; a interação com os agricultores familiares e empreendedo­res familiares rurais de forma a conhecer a produção local, inserindo estes produtos na alimentação escolar; entre outras.

O campus Feira de Santana conta atualmente com duas nutricionistas (1 RT e 1 QT- quadro técnico) em seu quadro de servidores: 

Patrícia Nunes de Souza Lôbo
Chefe do Senut - CRN5 4331 RT/PNAE

Yzana Rios Cunha
Nutricionista - CRN5 1680 QT/PNAE

Funcionamento

Das 8h às 19h nas segundas e terças-feiras;
Das 7h às 19h nas quartas e quintas-feiras;
Das 7h às 17h nas sextas-feiras.

Contato

 (75) 3225-3480 (Ramal 1834)

 senut.fsa@ifba.edu.br