Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2018 > Estudantes de informática fazem apresentação em escola de Itagimirim

Notícias campus Eunápolis 2017

publicado: 07/05/2018 12h05, última modificação: 08/05/2018 08h05

Estudantes do segundo ano do curso técnico integrado em informática do IFBA Eunápolis, supervisionados pela Estudantes de informática fazem apresentação em escola de Itagimirim professora Fabiana Bertolde, realizaram uma ação para dividir os conhecimentos adquiridos durante as aulas de biologia no instituto com os alunos do ensino fundamental do colégio municipal Othoniel Ferreira dos Santos, na cidade de Itagimirim, no dia 03 de maio.

A proposta de levar as apresentações sobre Parasitoses Intestinais para além do campus foi do discente Luiz Carlos Segundo do Nascimento, a intenção era compartilhar toda a informação obtida sobre o assunto. Para Fabiana, essa iniciativa demonstra que “nossos estudantes sabem que vivenciam uma realidade diferente no IFBA em comparação com as outras escolas públicas, que enfrentam problemas seriíssimos. Abracei a proposta desde o início, e dentre os conteúdos trabalhados na disciplina de biologia no segundo ano do curso de informática, foi escolhido parasitoses intestinais, pois poderíamos contribuir nas questões de higiene pessoal e saúde”.

Auxiliar na prevenção foi um dos pontos que Daniele Santiago, 2º ano de informática, fez questão de ressaltar quando falou

20180503_121447.jpg
Estudantes de informática fazem apresentação em escola de Itagimirim
sobre o trabalho “o principal era passar para os alunos de Itagimirim um conhecimento a respeito das doenças, a gente fez pesquisas, tabelas para apresentar de uma forma mais didática para as crianças de lá que estão começando a estudar ciências agora, pegar a nossa matéria que já está em estágio mais avançado e ensinar de uma forma mais simples para eles que estavam começando a ver e também começar a prevenir essas doenças que abordamos e acontecem por falta de saneamento básico, foi sobre prevenção também”.

20180503_095059.jpg
Estudantes de informática fazem apresentação em escola de Itagimirim
O caminho de preparação para as apresentações foi de muita dedicação e pesquisa, como explicou Samuel Buzeli, estudante envolvido na iniciativa, “primeiro a professora pediu que fizéssemos alguns trabalhos, separou grupos para falar sobre determinada doença aí elaborou os trabalhos e com antecedência a gente apresentou para ela”.A ideia foi realizar trabalhos menos formais e assim levar a informação, estimulando a prevenção de doenças, de uma maneira mais divertida “Quando falamos com Fabiana ela pediu que a gente fizesse uma apresentação não formal, mas sim uma coisa diferente, fazer paródias, poemas, essas coisas que prendessem a atenção deles”, disse Luiz Carlos.

Após avaliar a experiência Fabiana considerou a recepção da escola visitada e o aprendizado dos alunos positivos “Na verdade a escola abraçou a proposta, organizando espaço, som, equipamento de projeção para realização da atividade, bem como, lanche para todos que participaram no dia da atividade. O resultado superou todas as minhas expectativas, desde o engajamento dos estudantes do IFBA até a participação da escola que nos recebeu e de todos que estavam envolvidos. As diferentes formas de apresentações permitem atrair a atenção dos estudantes que participaram, envolvendo-os de forma lúdica com os conteúdos que foram trabalhados”.