Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2017 > Seminários promovem visibilidade da Pesquisa e Extensão no IFBA Eunápolis

Notícias campus Eunápolis 2017

Seminários promovem visibilidade da Pesquisa e Extensão no IFBA Eunápolis

publicado: 22/11/2017 12h30, última modificação: 22/11/2017 12h32

Com o objetivo de socializar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e promover a integração entre a Imagens Sempexcomunidade acadêmica do IFBA Eunápolis com as demais instituições e a sociedade local, foram realizados nos dias 06 e 07 de novembro o II Seminário de Pesquisa e Extensão (Sempex) e VII Seminário de Iniciação Científica Junior do campus.

A Coordenadora de Pesquisa do IFBA Eunápolis, professora Fabiana Bertolde, explicou como a comissão responsável elaborou a programação ofertada “teve o cuidado de pensar em palestras e mesas redondas que trouxessem temas atuais de pesquisa e de extensão, o mesmo acontecendo para os minicursos. Além disso, sendo o SEMPEX um evento que tem por objetivo principal a socialização de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, pensou-se numa programação que tivesse amplo espaço para as comunicações de trabalhos submetidos ao evento”.

WhatsApp Image 2017-11-22 at 09.20.46 (4).jpeg
Imagens Sempex
O professor Gilson Santos, Coordenador de Extensão, ressaltou o crescimento da participação externa nesta edição “nós tivemos uma adesão de trabalhos externos bem significativo, bem maior do que no ano passado, nós tivemos contribuições externas bem significativas, conseguimos construir momentos de discussão nas palestras que tiveram temas que são importantes para entender o que é a pesquisa e a extensão”. O docente ainda destacou a pluralidade de temas apresentados na ocasião “ tivemos palestras ligadas ao empreendedorismo, o que é positivo pensando que o Instituto produz também produtos para a sociedade, além da propriedade intelectual e outras questões abordadas no evento. A multiplicidade de trabalhos apresentados na maior variedade das áreas de conhecimento, a gente avalia também enriquecedora e conseguimos enxergar outros campos de estudo de uma maneira bem positiva, mesmo não dominando o conteúdo”.

WhatsApp Image 2017-11-07 at 22.38.05.jpeg
Imagens sempex
O evento também foi uma oportunidade para que os estudantes do campus mostrassem o trabalho desenvolvido na Iniciação Científica e da importância de que a pesquisa acadêmica seja estimulada nos estudantes “O programa de iniciação científica, de maneira geral, vem despertar nos estudantes a vocação científica, bem como, incentivar talentos. Dentro dos institutos isso já se inicia no ensino médio, propiciando aos estudantes o desenvolvimento crítico, ético e cultural, que muitas vezes acabam não sendo alcançado em sala de aula. A IC aproxima o estudante à vida acadêmica, aprimora habilidades, agrega conhecimentos que serão carregados durante toda a sua vida. O estudante que tem a oportunidade de ser bolsista de IC amadurece mais cedo e amplia a sua visão e capacidade de reflexão”, explicou Fabiana Bertolde.