Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2017 > IFBA oferece curso de informática em parceria com Instituto Labcenter

Notícias campus Eunápolis 2017

IFBA oferece curso de informática em parceria com Instituto Labcenter

publicado: 11/12/2017 11h48, última modificação: 11/12/2017 11h48

Desde o fim do mês de outubro o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia –Eunápolis está oferecendo um curso de informática para adolescentes que fazem parte do Instituto Labcenter. O Diretor Geral do campus, Fabíolo Amaral, explicou como surgiu a colaboração “A coordenadora do Instituto Labcenter entrou em contato conosco solicitando uma parceria para oferecer cursos para os jovens assistidos pelo instituto. Prontamente conversamos com a equipe de TI do campus que se predispôs a oferecer um curso de informática básica”.

A partir daí o Departamento de Tecnologia da Informação traçou um perfil do público que seria atendido nessa

WhatsApp Image 2017-12-11 at 10.16.44 (2).jpeg
Curso de informática para assistidos no Instituto Labcenter
primeira turma e determinou quais seriam os conteúdos abordados em aula “ Primeiro a gente traçou um perfil e viu qual a melhor forma de ajudá-los para o mercado de trabalho. Para traçar o perfil fizemos uma entrevista com os próprios alunos. Como essa turma foi de mais novos, de adolescentes, eles já sabiam basicamente mexer no computador, quase todos tinham experiência em computador só que assim, eles não tinham conhecimento de sistemas mais novos, chegamos à conclusão do que seria apresentado no curso. Elaboramos o material didático e os alunos estão progredindo”, esclareceu Alessandro Silva, responsável pelas aulas do módulo que está sendo oferecido atualmente.

São duas horas de aulas toda terça-feira, no campus do IFBA. E o aprendizado obtido já começou a fazer diferença, segundo Gustavo Monteiro “Tinha muita dificuldade, não conseguia fazer quase nada. Depois que eu comecei o curso, me deu vontade de estudar ainda mais porque estou aprendendo muitas coisas que eu ainda não sabia. Pretendo usar agora para minhas atividades da escola, a maioria das coisas que aprendi serve para tudo que eu preciso fazer na escola”.

Outra participante do curso, Talita Santos, já está pensando em como a experiência também vai ser importante para a sua inserção no mercado de trabalho “ Está me ajudando e ensinando muita coisa até para futuramente na minha vida profissional e no pessoal também. Eu acho que vou ficar mais independente nessa área da informática, às vezes a gente não sabe como fazer algumas coisas e com o curso ajuda bastante”.

Para a direção do campus esse tipo de ação é importante para aproximar ainda mais o instituto da comunidade local “ o IFBA tem que atuar de forma protagonista na oferta de projetos sociais em parceria com a comunidade, principalmente aquelas que estão mais próximas como é o Instituto Labcenter. A ideia é continuar com outros módulos na informática e também expandi para cursos em outras áreas. ”, afirmou Fabíolo.