Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2017 > IFBA Eunápolis recebeu IV Seminário do PIBID

Notícias

IFBA Eunápolis recebeu IV Seminário do PIBID

Notícias campus Eunápolis 2017

publicado: 06/12/2017 17h58, última modificação: 06/12/2017 17h58

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia- Eunápolis recebeu o IV Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFBA, realizado nos dias 01 e 02 de dezembro. O evento reuniu bolsistas, supervisores e coordenadores dos campi de Eunápolis, Barreiras, Camaçari, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Valença, Vitória da Conquista que fazem parte do programa.

WhatsApp Image 2017-12-03 at 13.29.41.jpeg
Imagens IV Seminário PIBID

A temática abordada durante a programação foi a "Identidade Docente em Tempos de Crise e Perspectivas do PIBID", como explicou Dielson Pereira Hohenfeld, Coordenador Institucional do PIBID “ temos uma organização colegiada, a cada ano nós fazemos reuniões mensais em que são levantadas as problemáticas. Surgiram três grandes problemas: a identidade docente, a crise e como estamos encerrando um ciclo do edital (2014-2018) as novas perspectivas do PIBID. Essas três coisas estão misturadas, formam um tema que talvez tenha 3 subtemas para discutir, bastante complexo”.

Essa foi a primeira vez que uma edição do seminário foi promovida fora da região metropolitana de Salvador e a escolha visou o número de bolsistas envolvidos no PIBID na área de Eunápolis e Porto Seguro. Para os coordenadores do programa no campus, Celso Eduardo Brito e Josaphat Ricardo Gouveia Junior esse é um momento muito importante para Eunápolis “Essa interação é ímpar para os nossos alunos, esse contato com pessoas de fora, essa maturidade na organização de evento para a nossa licenciatura é algo maravilhoso. Essa divulgação do nosso campus. Essa troca de experiências” afirmou o professor Celso e esclareceu também como foi a organização do evento no campus “Foi um processo árduo, mas contínuo com a ajuda dos bolsistas, eles estão atuando como monitores e dando todo o apoio possível, inclusive alunos que não fazem parte diretamente do PIBID, que são da licenciatura, deram suporte”.

Além de palestras, oficinas e minicursos, sessões de comunicações orais e apresentação dos pôsteres também fizeram parte de uma programação que permitiu a socialização dos trabalhos desempenhados no programa em diferentes campi, como destacou o professor Josaphat “Cada campus está desenvolvendo projetos nas escolas parceiras, o seminário é um momento para que esses trabalhos possam ser socializados com os outros subprojetos. Por exemplo: aqui no setor de matemática nós apresentamos 4 comunicações orais e 6 pôsteres, foram oficinas e minicursos que realizamos nas escolas”.

WhatsApp Image 2017-12-06 at 14.50.11 (1).jpeg
Dominique e Taís, durante apresentação de trabalho no IV Seminário do PIBID
Trabalhos como o “Professor, o que eu faço? Tenho um estudante surdo! ”, elaborado pelas estudantes de matemática do IFBA Salvador, Dominique Juliete e Taís Andrade. O curso foi idealizado como projeto piloto e motivado pelas dificuldades encontradas por Dominique como estudante surda em sala de aula “ o que é mais importante é o professor saber a respeito do aluno surdo, independente da deficiência, o professor muitas vezes não sabe como o aluno pensa, às vezes quer utilizar uma metodologia de ouvinte, que não se adequa a esses alunos e isso é muito ruim, mas os professores precisam pesquisar, buscar uma forma de dar acesso a esses alunos de como funciona libras? Procurar informações, a cultura surda é diferente da cultura ouvinte. É preciso adaptar esse material para o surdo, para qualquer tipo de deficiência as nossas sugestões para os professores dão a eles acesso a informações que antes eles não tinham”, pontuou Dominique.
registrado em: