Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2017 > IFBA Eunápolis recebe Sistema de Geração Fotovoltaica

IFBA Eunápolis recebe Sistema de Geração Fotovoltaica

Notícias campus Eunápolis 2017

publicado: 04/04/2017 14h14 última modificação: 04/04/2017 14h14

O IFBA Eunápolis é um dos 11 campi do instituto a receber o sistema de geração fotovoltaica, tecnologia que converte a radiação solar em eletricidade, podendo proporcionar a redução dos gastos com energia elétrica e faz parte do processo de implantação de um plano de gestão energética do IFBA. 

Os equipamentos necessários para a instalação do sistema são o resultado da conquista do primeiro lugar do “Desafio da Sustentabilidade”, do Ministério da Educação. O primeiro lugar do desafio foi para Comissão Interna de Sustentabilidade Ambiental (Cisa), do Campus Salvador, e assegurou a verba de aproximadamente 3 milhões para o desenvolvimento de ações sustentáveis na instituição.

Para Fabíolo Amaral, Diretor Geral do campus Eunápolis, a tecnologia é uma grande contribuição para conscientizar sobre o consumo “estamos focados em promover ações que possam amenizar o uso dos recursos naturais, os impactos no meio ambiente e otimizar os recursos públicos tendo em vista que no último ano temos acompanhado um avanço muito grande nas nossas contas de energia”. 

O gestor também lembra que desde 2014 quando foi aprovado o Regimento Interno, foi criada a Comissão Interna de Sustentabilidade Ambiental (prevista no Regimento Interno) do campus com o objetivo de promover ações sustentáveis, a primeira dessas intervenções é a comissão de energia, responsável por organizar e operacionalizar as placas fotovoltaicas na unidade. 

No campus, a tecnologia de capacidade de 5kWp ainda está em processo de instalação e testes. A projeção é de que possa produzir de 3 % a 4% da energia elétrica que hoje é consumida em Eunápolis. 

 

registrado em: