Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notas e comunicados período eleitoral > Redução das desigualdades é tema de XV SNCT e III Sempex no IFBA Eunápolis

Redução das desigualdades é tema de XV SNCT e III Sempex no IFBA Eunápolis

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 01/11/2018 09h40, última modificação: 01/11/2018 09h40

Com o tema “Ciência para redução das desigualdades” o IFBA Eunápolis promoveu entre os dias 23 e 25 de outubro a

Redução das desigualdades é tema de XV SNCT e III Sempex no IFBA Eunápolis
XV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e o III Seminário de Pesquisa e Extensão (SEMPEX) do campus simultaneamente. Durante a realização dos eventos foi ofertada para as comunidades interna e externa uma programação diversificada, como explicou a Coordenadora de Pesquisa do campus e membro da comissão organizadora, Fabiana Bertolde “ A comissão teve a preocupação de convidar palestrantes que abordassem o tema sob diferentes perspectivas: no campo, com os indígenas, planejamento urbano, economia social, empregabilidade, propiciando uma ampla discussão com toda a comunidade. Além das palestras e mesas redondas, tivemos outras atividades como minicursos, oficinas, rodas de conversa e, especialmente, as salas temáticas organizadas pelos estudantes do campus, expondo diversos trabalhos que propiciavam a reflexão sobro como a ciência pode ser usada para a redução das desigualdades”.

Redução das desigualdades é tema de XV SNCT e III Sempex no IFBA Eunápolis
Mais uma vez a participação dos alunos do IFBA foi um destaque importante na construção do evento “Estes estudantes trabalharam com muita dedicação e compromisso, e sem eles o evento não teria acontecido da mesma forma, pois apenas a comissão não consegue executar todas as atividades durante o período do evento. Eu não canso de agradecer a estes estudantes! ”, destacou Fabiana.

Além dos 25 estudantes que atuaram na monitoria do evento e que estavam

Redução das desigualdades é tema de XV SNCT e III Sempex no IFBA Eunápolis
diretamente envolvidos na organização e execução, muitos outros discentes atuaram na organização das salas temáticas, dos jogos educativos, na participação nos concursos e também na apresentação de trabalhos científicos no Seminário de Iniciação Científica Jr., realizado também no período e outro desafio para a comissão “Realizar o SEMPEX e o Seminário de IC Jr já exige muita dedicação, e associar a SNCT que é um evento maior que envolve todos os estudantes do campus foi um trabalho árduo, que exigiu muito dos membros da comissão. Foram muitas atividades propostas durante os três dias de evento para atender toda a comunidade do IFBA e externa”.

Redução das desigualdades é tema de XV SNCT e III Sempex no IFBA Eunápolis
A XV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e o III Seminário de Pesquisa e Extensão (SEMPEX) receberam o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) por meio do Edital Nº 04/2018 “Em tempos de falta de recursos financeiros, este apoio foi o que viabilizou a realização do evento. Tivemos mais de 450 inscritos no evento, que participaram das palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas, rodas de conversas, concursos e salas temáticas. Além disso, 34 resumos expandidos foram submetidos para apresentação no evento, sendo destes oito apresentados no VII Seminário de Iniciação Científica Jr do IFBA. Os resumos apresentados no evento serão publicados nos Anais, que este ano terá ISBN. Enfim, a realização do evento superou as nossas expectativas, o resultado foi gratificante, e compensou todo o tempo que dedicamos para realizá-lo! ”