Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notas e comunicados período eleitoral > Projeto Espaços de Convivência destaca aproximação do IFBA com a comunidade

Projeto Espaços de Convivência destaca aproximação do IFBA com a comunidade

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 06/12/2018 11h58, última modificação: 06/12/2018 11h58

Surgido em 2016 com o objetivo de projetar espaços multiuso que consigam unir a comunidade o projeto de extensão Espaços de Convivência, desenvolvido por professores e alunos do IFBA Eunápolis, já demonstra resultados dentro e fora da instituição. No dia 22 de novembro a docente Fernanda Tayssa participou de uma sessão na Câmara Municipal de Eunápolis apresentando o projeto arquitetônico para revitalização da Praça dos Três Poderes, localizada no bairro Dinah Borges, para tentar angariar recursos destinados à execução da obra.WhatsApp Image 2018-11-29 at 10.47.17.jpeg

Fernanda explicou toda a trajetória que culminou com a defesa do plano para a praça na câmara da cidade “foi elaborado um questionário com dez perguntas sobre a satisfação dos usuários (com as praças de Eunápolis) e em seguida foi desenvolvido um projeto arquitetônico destes ambientes pelas turmas de 2º ano de edificações, que foram apresentados a alguns representantes da Prefeitura. Esta iniciativa repercutiu em uma oferta destes integrantes da Prefeitura aos alunos do Instituto de fazer um projeto para uma praça no Dinah Borges intitulada de Praça dos Três Poderes. O levantamento topográfico foi feito pelo prof. Francisco Ângelo, cuja participação foi fundamental para a viabilidade da execução da proposta arquitetônica desenvolvida pela prof. ª Fernanda Tayssa e do projeto de acessibilidade desenvolvido pelos alunos de Engenharia Civil Luis e Leiliane”.

A participação dos estudantes é um dos destaques da ação, para eles as propostas de intervenção foram inseridas dentro das disciplinas, também foram selecionados alguns estagiários e bolsistas para contribuir com ações complementares. Luís Henhique Souza dos Santos, atualmente cursando o 10º semestre de Engenharia Civil, fez parte dessa história “Soube do projeto durante os trabalhos da disciplina "Tópicos Especiais em Acessibilidade em Edificações e Espaços Urbanos" e, de posse do conhecimento da finalidade, prontamente resolvi participar. A preocupação com a sociedade e as pessoas com necessidades especiais devem estar presentes em todos os projetos, isso pôde ser verificado com essa participação e pretendo levar esse conceito por toda minha vida”, contou o graduando.

Micaely Scalfoni, agora egressa do curso técnico integrado em meio ambiente, foi uma dessas bolsistas e desenvolvia atividades como pesquisas e discussões preliminares do que seria elaborado, ambientação das praças públicas, pesquisas nas comunidades a respeito das influências positivas, negativas e melhorias sobre as praças, elaboração de experimentos fixos desenvolvidos no campus, entre outras. Para ela a experiência contribuiu para sua formação “ foi muito importante para todos que participaram. Aprimorei meu trabalho em equipe, pois conseguimos interagir de maneira única, com responsabilidade e comprometimento”.

O Espaços de Convivência pode ser destacado como uma das iniciativas que reforçam a aproximação entre IFBA Eunápolis e a sociedade na qual o campus está inserido “O projeto busca uma integração maior do Instituto com a comunidade e faz com que o IFBA cumpra com um papel social com a população, devolvendo ao público externo todo o investimento atribuído à pesquisa e ensino”, destacou Fernanda, lembrando também das ações realizadas para melhorias dos espaços dentro da instituição “Foram trabalhados os projetos arquitetônicos do Recreio Coberto, do pergolado que liga o Recreio ao pavilhão de Informática, do mobiliário do Espaço de Astronomia, do Espaço de espera ao lado da Portaria, de um Viveiro de Plantas e de um redário. Ainda, nas demais áreas como Física foi proposto um mural pintado em grafite com os planetas para o Espaço de Astronomia e um Fuxicódromo ao lado do Auditório, na área da filosofia foram inseridas práticas de esportes radicais e na área de meio ambiente cultivo de plantas ornamentais”, enumera.

Espaços de Convivência

A programação surgiu em fevereiro de 2016 a partir de uma proposta da professora Edna Zanoni “ a ideia era melhorar os espaços dentro do Instituto. A equipe inicial era formada por duas professoras de artes, duas de arquitetura e um professor de sociologia. Dentre os professores efetivos da equipe original estava Edna Zanoni, Fernanda Hellman e Luís Eduardo Spinola. Logo após foram integrados à equipe o prof. Flávio Costa, a prof.ª Mariana Fernandes, o prof. Antônio Gonçalves e a posteriori o prof. André Loureiro. O principal objetivo do projeto é projetar espaços multiuso que congreguem a comunidade e, por conseguinte, seja um espaço de geração de novas ideias, de integração de conhecimentos, trocas de experiências e vivências”, finaliza Fernanda Tayssa.