Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > IFBA Eunápolis esclarece comentários em Redes Sociais

IFBA Eunápolis esclarece comentários em Redes Sociais

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 05/11/2018 11h36, última modificação: 05/11/2018 11h36

Brasão Eunápolis

Nota Pública de Esclarecimento

IFBA Eunápolis esclarece comentários em Redes Sociais

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Eunápolis vem a público esclarecer a sociedade sobre a recente onda de divulgações e rumores envolvendo o nome do IFBA.

Manifestamo-nos para informar que, como instituição de formação, buscamos nos manter de maneira imparcial e respeitosa às diversas vertentes políticas existentes e às escolhas dos indivíduos que compõem a comunidade.

Esclarecemos que o campus Eunápolis não recebeu denúncias formais de perseguições ou quaisquer comportamentos impróprios de seu corpo docente e/ou técnico com relação aos estudantes do Instituto dentro do âmbito de sua competência.

Podemos informar que as denúncias formais são analisadas pelos órgãos reguladores internos da Instituição, como Ouvidoria e Comissões de Sindicância. Salientamos que qualquer comportamento externo ao campus, realizado em grupos de aplicativos de mensagens e redes sociais não é de responsabilidade do IFBA, embora, caso haja comprometimento da imagem institucional, providências legais podem ser tomadas.

Em relação aos comentários disseminados envolvendo o nome do IFBA-Eunápolis e seus servidores, apesar da não existência de denuncia formal, o campus está encaminhando, ainda no dia hoje, à Polícia Federal e Ministério Público Federal as informações disseminadas nas mídias digitais para devida apuração dos fatos.

Na esteira, cumpre salientar que segundo decisão do Supremo Tribunal Federal, quando julgou no dia 31/10/2018 a ADPF 548 ajuizada pela procuradora-geral da república, “a exposição de opiniões, ideias ou ideologias e o desempenho de atividades de docência são manifestações da liberdade e garantia da integridade individual digna e livre. A liberdade de pensamento não é concessão do Estado, mas sim direito fundamental do indivíduo que pode até mesmo se contrapor ao Estado”.

Sendo assim, reafirmamos o nosso compromisso com educação de qualidade; repudiamos qualquer postura agressiva e desrespeitosa com a liberdade de expressão alheia.

Reiteramos que os canais institucionais estão abertos para receber qualquer denúncia para posterior apuração.

Direção Geral

Direção Acadêmica