Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Menu Pesquisa > Projetos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa

publicado 04/04/2017 14h27, última modificação 04/04/2017 14h27

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia compreende a importância de manter o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão que compõe uma instituição de ensino em pleno funcionamento.  No câmpus de Eunápolis, atualmente, são 40 projetos de pesquisa em andamento, 2 projetos de qualificação, 17 desenvolvidos pelos docentes/pesquisadores e 21 projetos de iniciação científica.


Por entender que a iniciação científica também é um componente fundamental para a formação dos alunos, a instituição estimula a participação dos alunos como bolsistas. Atualmente são 21 alunos que participam de projetos de pesquisas. Desses, 10 bolsistas PIBIC-EM, 8 bolsistas PIBIC, 1 bolsista PIVIC e 2 bolsistas PIBITI.

 

Os projetos de pesquisa estão inseridos em seis grupos de pesquisa, o GEMAA (Grupo de Estudos em Materiais e suas Aplicações), o GEICES (Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Sociedade), o GPCA (Grupo de pesquisa em Ciências Ambientais), o NUMAC (Núcleo de Matemática em Ambiente Computacional), o GEPeFis  (Grupo de Ensino e Pesquisa em Física) e "Estudos Interdisciplinares em Saúde" ligados aos setores  de engenharia, ciências humanas, ciências biológicas e ciências exatas e da terra.


Além da produção de conhecimento (essencial para o desenvolvimento de um Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia), que pode ser compartilhado com a comunidade, tais estudos possibilitam ainda parcerias com órgãos de pesquisa como a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), com universidades de todo o país e com algumas empresas privadas como é o caso da Mineração São Vicente LTDA. Isso tudo com financiamento próprio ou de agências financiadoras como CNPq e FAPESB.

registrado em: