Você está aqui: Página Inicial > EAD

imagem de topo

Conheça o nosso EAD

Oferta de cursos

O ensino a distância é uma estratégia desenvolvida para ampliar a capilaridade da oferta à educação, proporcionando a difusão do conhecimento na sociedade e atenuando a injusta exclusão social.

Em termos legais, no Brasil, os cursos ofertados seguindo essa estratégia são enquadrados na modalidade de ensino denominada educação a distância, segundo orientam Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/1996), que foi regulamentada pelo Decreto Lei nº 5.622/20051, com normatização definida na Portaria Ministerial nº 4.361/2004, associado aos Decretos Lei nº 5.773/20063 e nº 6.303/20074, que alteram alguns de seus dispositivos.

Essa estratégia de ensino prevê que a mediação didático-pedagógica ocorra prioritariamente com a utilização de recursos computacionais conectados à Internet ou não. Com isso, as atividades educativas são desenvolvidas em tempo e lugares diversos, visto que professores e estudantes estão geograficamente distribuídos.


Os objetivos gerais da
educação a distância no IFBA são: 

- democratizar conhecimentos, habilidades e atitudes ao maior número de pessoas que desejam estudar ou atualizar-se, independente de tempo e espaço, tornando, desta forma, mais democrático o acesso à educação técnica/tecnológica de qualidade social;

- oferecer um ensino que assegure uma educação técnica/tecnológica permanente e  continuada, de acordo com as necessidades de formação demandadas pela sociedade, possibilitando uma visão crítica do mundo, centrada nos processos de educação e trabalho e que considere as condições de aprendizagem do estudante.

O IFBA oferta cursos na modalidade a distancia através dos Programas:

Sistema Rede e-Tec Brasil

Destinado aos alunos matriculados no Ensino Médio das redes públicas de educação, socialmente vulneráveis, com idade de 15 a 19 anos.
> conheça os cursos ofertados

Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Do total de vagas, 20% são destinadas a professores em exercício da rede pública federal, estadual ou municipal. As demais vagas serão distribuídas pelo público geral e entre a ampla concorrência e reserva de vagas.
> conheça os cursos ofertados

Profuncionário

O Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação (Profuncionário) oferece cursos semipresenciais com duração de dois anos. É voltado para a formação dos funcionários que estão lotados nas escolas do município e/ou estado.
> conheça os cursos ofertados

___________________________________________________________________________________________________________________

CONTATOS:
(71) 2102-0444 | ead@ifba.edu.br