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Diretoria de gestão da tecnologia da informação

SUPORTE E SEGURANÇA


Suporte ao usuário


O suporte ao usuário da rede IFBA se divide por setor:


DRT (Departamento de Redes e Telecomunicações)
Telefone: (71) 2102-0407
Chamado: www.glpi.ifba.edu.br

Conta da rede IFBA
Hospedagem de páginas
VPN
Videoconferência
VoIP
Pontos de rede
Internet e rede interna
Instalação do SICAD
DSI (Departamento de Sistemas da Informação)
Telefone: (71) 2102-0406
Chamado: www.glpi.ifba.edu.br
Desenvolvimento de sistemas como SICAD (desktop web), SIGA, Inscrições de processo seletivo etc

Segurança


Toda estrutura de T.I. deve estar submetida a uma política de segurança forte para proteger seus usuários. Informações como arquivos e correio eletrônico são confidenciais e devem estar protegidas contra acesso não autorizado.

Antivírus

As estações de trabalho utilizam como solução o OfficeScan 10 da Trend Micro, uma das melhores soluções de antivírus corporativo da atualidade.

O OfficeScan 10 foi criado para proteger desktops, laptops, servidores, appliances de armazenagem e celulares inteligentes – dentro e fora da rede – com uma combinação inovadora de antimalware de classe internacional com a máxima proteção nas nuvens da Trend Micro Smart Protection Network. Sua nova Reputação de Arquivo libera os recursos nos terminais ao mover os arquivos de padrões para a nuvem. O OfficeScan 10 ainda possui Reputação Web que bloqueia o acesso a sites mal intencionados e o suporte estendido a plataformas ajudando a diminuir os custos de gerenciamento e aumentando assim a flexibilidade.

Cada computador que está incluído na rede interna (domínio) do campus Salvador tem o antivírus instalado. Esse antivírus executa uma varredura diária para eliminar vírus e quaisquer tipos de malwares.

Notificações de tráfego malicioso

Todo tráfego de dados que passa pela internet pode ter um caráter malicioso. Para isso, é feita uma análise de tráfego não intrusiva para determinar o tipo dos dados que trafegam pelos links sob responsabilidade da DGTI. Diferentes acessos maliciosos podem acontecer como obtenção de conteúdo protegido por direitos autorais, vírus/worms, botnet etc.

Os incidentes que ocorrem no próprio campus Salvador são tratados pela DGTI. Caso o incidente tenha origem em algum outro campus, a notificação é encaminhada ao setor responsável do campus. Contamos assim, com a colaboração e urgência nos tratamentos de incidentes por parte dos responsáveis.

É possível verificar mais detalhes em www.rnp.br/cais e www.pop-ba.rnp.br/Cert