Você está aqui: Página Inicial > DGTI > SERVIÇOS > Internet/Intranet e VPN

Diretoria de gestão da tecnologia da informação

INTERNET/ INTRANET/ VPN


Acesso à Internet/Intranet


O IFBA está completamente interligado através de diversas redes para prover a comunicação entre os campi e o acesso à internet. No campus Salvador se situa o centro de toda rede IFBA. Os campi que têm conexão Embratel se ligam ao campus Salvador para o acesso à internet e intranet. Já os campi que têm conexão Oi, o acesso à internet é feito diretamente pelo PoP-BA.

Verifique a seguir os detalhes das conexões de cada campus:

Vitória da Conquista: 04 Mbps (Embratel)
Simões Filho: 2Mbps (Oi)
Porto Seguro: 2Mbps (Oi)
Santo Amaro: 2Mbps (Oi)
Barreiras: 04 Mbps (Embratel)
Eunápolis: 04 Mbps (Embratel)
Camaçari: 04 Mbps (Embratel)
Valença: 04 Mbps (Embratel)
O campus Salvador é conectado ao anel principal da rede REMESSA (www.remessa.pop-ba.rnp.br) através de um link de 10 Gbps. Esse link é compartilhado por todos os campi com conexão Embratel, toda a rede do campus Salvador e rede de serviços da DGTI.

Rede sem fio


Dentro do campus Salvador é possível acessar a internet através da rede sem fio livremente. Não é necessário nenhum tipo de senha para tal acesso. O nome da rede sem fio (SSID) é IFBA-WIFI.
Porém, não é possível utilizar a intranet da rede IFBA através dessa rede. O acesso é liberado somente ao conteúdo WEB (páginas HTTP) da internet.  

VPN


O que é VPN?

A Rede Particular Virtual (Virtual Private Network - VPN) é uma rede de comunicações privada, normalmente utilizada por uma empresa ou um conjunto de empresas e/ou instituições, construída em cima de uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). VPNs seguras usam protocolos de criptografia por tunelamento que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas.

Como a DGTI provê este serviço?

A DGTI provê o serviço de VPN para os usuários da rede do IFBA. Para ter acesso ao serviço, o usuário deve se encaminhar à DGTI para fazer a liberação do serviço.

Após a configuração, o usuário irá acessar a VPN através do seu computador, o qual passará a participar virtualmente da rede local do IFBA.

  Download dos arquivos VPN-IFBA (32 bits)

  Download dos arquivos VPN-IFBA (64 bits)