Você está aqui: Página Inicial > Campus Camaçari > Institucional > Campus
conteúdo

Campus

por Campus Camaçari publicado 22/01/2018 09h43, última modificação 24/05/2018 14h41

O IFBA em Camaçari

A recente história do IFBA Campus Camaçari começou em 03 de outubro de 2007. Para sua criação, um fato importante aconteceu dois anos antes, em 2005: o lançamento do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Essa política do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, coordenada pela SETEC/MEC, que previa a construção de 64 novas unidades, possibilitou que em 2007 fosse inaugurada a Unidade de Ensino (UE) de Camaçari do CEFET-BA, com a oferta dos cursos técnicos em eletrotécnica e informática. Sua implantação também foi possível pela parceria com a prefeitura de Camaçari, que cedeu uma instalação para funcionamento da instituição. As aulas começaram em 11 de fevereiro de 2008.

Em 2008, através da Lei nº 11.892 – sancionada pelo então Presidente Luis Inácio Lula da Silva, que cria 38 Institutos Federais e institui a Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no país – o CEFET-BA recebeu o nome de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. Essa mudança favoreceu a maior abrangência da formação profissional e tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento regional e acolhimento de novos públicos. A UE de Camaçari, então, passou a ser IFBA Campus Camaçari e, neste mesmo ano, através de um acordo com a prefeitura de Dias D’Ávila, ganhou uma extensão neste município com a oferta do curso técnico em informática: o Núcleo Avançado Dias D’Ávila, que ficou em funcionamento até o ano de 2016.

Em 2011, o IFBA Campus Camaçari mudou-se para a sede própria, localizada no Loteamento Espaço Alpha (BA 522), Bairro Limoeiro. A nova sede tem área construída de 6176,46m², em um terreno de 33.074m².
Em 2016, através de um convênio firmado entre o IFBA e o Grupo O Boticário, foi inaugurado o Módulo de Apoio Vocacional (MVT), com salas de aula equipadas para cursos de maquiadora, massagista, cabeleireira, cuidados com a pele e manicure. Além disso, o MVT possui auditório e Salão Escola, que atende mulheres da comunidade. O Programa Mulheres Mil, executado no campus desde 2013, pela Coordenação de Extensão, promove o acesso de mulheres tradicionalmente afastadas da inclusão social, dando a elas acesso à educação e ao mundo do trabalho, favorecendo a emancipação.

Em 2017 foi inaugurado um novo pavilhão de aulas, com ampla biblioteca e 12 salas.
Hoje, o IFBA Campus Camaçari conta com treze salas de aula, 16 laboratórios, biblioteca, auditório com capacidade para 127 lugares, sala de vídeoconferência, refeitório, lanchonete, quadra poliesportiva e ginásio, além de 29 salas administrativas e do Módulo Vocacional Tecnológico (MVT).

O IFBA Campus Camaçari oferece em sua grade regular os cursos técnicos em eletrotécnica e informática, nas modalidades integrada e subsequente e o Curso Superior de Licenciatura em Matemática.

A modalidade integrada, com duração de quatro anos, une o ensino médio e a formação profissional. O pré-requisito para esta modalidade é ter o Ensino Fundamental completo. Já a modalidade subsequente, que exige o Ensino Médio completo, possibilita a formação num período menor de tempo, com duração de dois anos.

Os cursos oferecidos, além de buscarem formar profissionais de acordo com as inovações, avanços tecnológicos e exigências do mercado de trabalho atual, são reflexos do perfil das empresas que compõem o Polo Industrial de Camaçari. São mais de 130 empresas químicas, petroquímicas e de outros ramos de atividade, a exemplo da indústria automotiva, de celulose, metalurgia do cobre, têxtil, bebidas e serviços, que contribuem significativamente com o PIB estadual.