Biblioteca

por Simone Lopes publicado 19/04/2016 18h19, última modificação 01/12/2017 19h38

A Biblioteca

A Biblioteca do Campus Barreiras tem por finalidade promover o acesso e a disseminação da informação como apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos alunos, docentes e técnico-administrativos do Instituto Federal da Bahia.

Nosso horário de funcionamento é das 07h às 21h 45min, de segunda a sexta-feira e de 13 às 17h aos sábados letivos.

 

Acesso e consulta local

  • A qualquer usuário é permitido o acesso à Biblioteca e a consulta ao seu acervo, nos dias e horários de funcionamento;
  • O usuário não poderá ter acesso ao acervo portando bolsas, sacolas, pastas ou mochilas;
  • Para retirar qualquer item do acervo para consulta, o usuário deverá apresentar um documento oficial com foto, deixá-lo com o funcionário do atendimento e preencher o formulário de empréstimo.


Empréstimo domiciliar

O empréstimo domiciliar destina-se a alunos devidamente matriculados, professores, técnicos administrativos e estagiários. Para realizá-lo o usuário deve efetuar cadastro na Biblioteca apresentando um documento oficial com foto.
Os usuários poderão retirar, mediante empréstimo domiciliar, as obras do acervo seguindo os critérios abaixo:

Tipo Usuário

Qtde. total de itens

Prazos

(dias corridos)

Aluno ensino médio/técnico

03

07 dias

Aluno ensino superior

05

07 dias

Docente

08

14 dias

Estagiário

05

07 dias

Técnico-administrativo

05

07 dias

 
Os usuários poderão renovar o empréstimo mediante a apresentação do(s) volume(s) emprestado(s), desde que não haja reserva da(s) obra(s) por outro usuário.

O material retirado para empréstimo deverá ser devolvido na Biblioteca dentro do prazo determinado. Não serão considerados como devolvidos os materiais deixados em mesas, balcões, estantes e outros lugares.

 

 

As Penalidades

  • Todo usuário que realizar a devolução com atraso sofrerá suspensão do empréstimo;
  • Em qualquer circunstância o usuário é sempre o exclusivo responsável pelo material emprestado em seu nome, devendo repor à biblioteca, o material danificado, extraviado ou perdido;
  • O aluno que estiver em situação irregular com a biblioteca não poderá renovar matrícula, receber diploma/certificado ou transferência enquanto não regularizar sua situação.