Você está aqui: Página Inicial > Campus Vitória da Conquista > Notícias > I Edição da Semana de Engenharia Ambiental

I Edição da Semana de Engenharia Ambiental

publicado: 15/05/2018 11h17, última modificação: 16/05/2018 11h38

Agregar novos conhecimentos, ir além da sala de aula esse foi um dos pricinpais objetivos da primeira edição da Semana de Engenharia Ambiental do IFBA campus Vitória da Conquista, que aconteceu entre os dias 08 e 11 de maio de 2018. O evento promovido pela Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental, com a CAAMB e a Empresa Junior de Engenharia Ambiental trouxe uma variedade de atividades acadêmicas, que possibilitou a união entre a teoria e a prática.

A cerimonia de abertura foi realizada no dia 08 contemplada com a apresentação musical do professor Dr. Marcos Ferreira, seguida da palestra com o tema "Monitoramento remoto do índice de qualidade da água utilizando o software Hidrodata", ministrada por Bruno Alberto Haas.

Nos três dias da Semana foram realizados diversos mini cursos e palestras voltados direta e indiretamente para o profissional de Engenharia Ambiental, bem como a realização de workshops: Produção de Biodiesel usando óleos e gorduras residenciais, ministrado pelo Dr. Luiz Eloi da Silva e, Análise de Laboratório, ministrado pelos Dr. Felizardo Adenilson Rocha e pelo discente Filipe Albuquerque, do curso de Engenharia Ambiental.

Foi realizada uma mesa redonda presidida pela professora Dra Deise Piau sobre empreendedorismo. Como atividade voltada à comunidade externa foi apresentado aos alunos no ensino fundamental de escolas públicas municipais o filme "Saneamento Básico ", o documentário "O Mundo de Ninguém" e os curtas: "Ilha das Flores" e "Recife Frio", com a posterior discussão dos temas apresentados nos filmes.

No último dia de evento, alguns discentes puderam participar da visita técnica à COMLURB (Coleta de Materiais e Limpeza Urbana) a fim de aprender sobre a incineração dos resíduos sólidos que são enviados à cooperativa.

Encerrando os trabalhos, foi realizada uma roda de conversa sobre educação ambiental e seguida de uma premiação dos melhores trabalhos apresentados na sessão oral e a apresentação da banda 4BITS, composta pelos docentes do Instituto: Igor (voz e violão), Liojes (voz e teclado), Rodrigo (voz, violão e guitarra), Crescêncio (voz e bateria) e Juan (baixo) que abrilhantaram a noite.

Para a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental do IFBA , professora Me.Orleane Brito, a Semana foi a realização de uma demanda já há muito esperada pelos discentes: " Antes era semana de meio ambiente, que envolvia o técnico e o superior, só que os alunos do superior precisam de algo mais autêntico, mais com uma “cara do curso”. Mas é óbvio, que isso não impediu a participação de qualquer pessoa de qualquer outro curso, tanto que enfatizamos muito a comunicação externa, tivemos a participação da UESB. UFBA, de faculdades particulares da cidade, escolas públicas da cidade, escolas particulares e públicas de outras cidades também”, afirma.

A estudante Laís Liziane, diretora geral do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental (CAAMB) ressalta o desafio e a satisfação de ter participado da organização do evento “A quantidade de membros e a inexperiência para eventos neste porte trouxe dificuldades, além de trâmites burocráticos com a própria Instituição que fomos descobrindo durante o processo, mas mesmo com tudo isso, noto que essa organização estava bastante exigente com o trabalho realizado e foi esse desejo de que tudo saísse perfeito que nos uniu e fez o evento ser tão bom, conclui a estudante.

TRABALHOS PREMIADOS

1º lugar: QUALIDADE DO AR NA REGIÃO CENTRAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA PROVENIENTE DOS VEÍCULOS AUTOMOTORES” – Amanda Coqueiro Silva e Felizardo Adenilson Rocha. Graduanda em Engenharia Ambiental e Professor do IFBA, respectivamente.

2º lugar: ANÁLISE DA DESTINAÇÃO DOS PAPÉIS DESCARTADOS PELOS COLEGIADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA” – Kemele Cristina Coelho, Débora Caroline Defensor Benedito e Daíse Sousa Bernardino. Graduandas em Engenharia Florestal e Professora da UESB, respectivamente.

3º lugar: COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA AMBIENTAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA” – Camila Nunes Dantas e Giovana do Nascimento Novato Silva. Graduandas em Engenharia Ambiental do IFBA.

Por Renata Lacerda - Jornalista

Informações CCOMS e Inq.Ifba