Você está aqui: Página Inicial > CPA autoavaliação - 2017

CPA Comissão Propria de avaliação institucional

                       Apresentação  |  CPA e CSAs  |  Auto avaliação  |  Avaliação externa  |  Relatórios  |  Documentos                         

TOPO-autoavaliacaoinstitucional2017-07.png      TOPO-autoavaliacaoinstitucional2017-08.png


Contribua até 24 de novembro de 2017.

icones capa site-05.png

A que se destina?

Planejar as ações do IFBA para o próximo triênio. Com os resultados dos questionários, cria-se um relatório com os pontos fortes e as fragilidades do Instituto, traçando-se um planejamento.

Solicitar o recredenciamento do IFBA junto ao MEC. São requisitos para o recredenciamento a autoavaliação institucional, avaliação dos cursos de graduação e avaliação do desempenho dos estudantes (Enade - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

icones capa site-02.png

Para que contribuir?

As informações sobre a educação no Brasil ficam disponíveis para a sociedade. São utilizadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) para orientar as instituições de ensino e balizar construções de políticas públicas.

Para os estudantes, os dados servem como referência dos cursos e das instituições onde estudam ou pretendem estudar. Identificam como os egressos estão colocados no mundo do trabalho e qual relação ele mantém com o Instituto depois de terminar seus estudos. É uma oportunidade para conhecer como o IFBA é visto pela sociedade e como suas ações interferem nesse relacionamento.

icones capa site-03.png

Quem organiza a autoavaliação? 

É realizada de três em três anos e conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

A CPA é um órgão autônomo e colegiado, formado por membros eleitos de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representantes da sociedade civil organizada. 

icones capa site-04.png

Quem pode contribuir? 

Estudantes (discentes), egressos, técnicos administrativos, professores (docentes), e comunidade externa (estudantes de cursos de curta duração como: Pré-IFBA, Fic, etc..). O preenchimento é anônimo. Todos os campi são contemplados. São diferentes formulários com perguntas sobre estrutura, avaliação, assistência estudantil, gestão e outros pontos para aperfeiçoar a atuação do Instituto.

Cada público tem um formulário diferenciado. Os estudantes devem responder os formulários A1 (avaliação geral discente) e A2 (avaliação discente por curso e por disciplina). Os professores, os formulários D1 (avaliação geral docente) e D2 (avaliação docente por curso). Estudantes de cursos de curta duração (Pré-IFBA, Fic, etc.) devem responder o formulário C - Avaliação Comunidade Externa.


Resultados

São divulgados por meio de relatórios a serem publicados até março de 2018. Contribuem para o desenvolvimento de uma cultura democrática, crítica e participativa, seja em âmbito local ou global, envolvendo a todos.

Links úteis

O que é o Sinaes:
http://portal.inep.gov.br/sinaes

Lei nº 10.861/2004 - institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES):
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm

Sistema e-mec:
http://emec.mec.gov.br/